Título: A RAIZ EMOCIONAL - Autor: AVELAR, ANA CÂNDIDA DE - Editora: ALAMEDA CASA EDITORIAL - Tipo: novo - Ano: 2014 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 350g - ISBN: 9788579392740 - Idioma: Português - Descrição: A história da crítica de arte no Brasil, ao tratar do período modernista, se fundamenta essencialmente em três figuras: Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Mário Pedrosa. Aliás, os "Mários" delinearam para nós os contornos da narrativa modernista, comos quais ainda hoje não rompemos plenamente. Por isso mesmo, o volume que ora se apresenta é da maior relevância. Primeiro porque procura analisar em conjunto, e dentro do contexto modernista, os escritos de um personagem que também teve papel fundamental na história da arte no Brasil; segundo, porque a partir dessa análise foi possível revisitar outra história da abstração no país, na década de 1950. O personagem é Lourival Gomes Machado e a vertente que seus escritos trazem à tona é a do abstracionismo informal.Ana Cândida de Avelar enfrenta algumas questões fundamentais para a revisão do modernismo no Brasil. A autora procurou reconstruir as referências intelectuais de Gomes Machado, ao falar sobre arte e arquitetura no Brasil, identifi

a raiz emocional - avelar, ana cândida de

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Título: A RAIZ EMOCIONAL - Autor: AVELAR, ANA CÂNDIDA DE - Editora: ALAMEDA CASA EDITORIAL - Tipo: novo - Ano: 2014 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 350g - ISBN: 9788579392740 - Idioma: Português - Descrição: A história da crítica de arte no Brasil, ao tratar do período modernista, se fundamenta essencialmente em três figuras: Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Mário Pedrosa. Aliás, os "Mários" delinearam para nós os contornos da narrativa modernista, comos quais ainda hoje não rompemos plenamente. Por isso mesmo, o volume que ora se apresenta é da maior relevância. Primeiro porque procura analisar em conjunto, e dentro do contexto modernista, os escritos de um personagem que também teve papel fundamental na história da arte no Brasil; segundo, porque a partir dessa análise foi possível revisitar outra história da abstração no país, na década de 1950. O personagem é Lourival Gomes Machado e a vertente que seus escritos trazem à tona é a do abstracionismo informal.Ana Cândida de Avelar enfrenta algumas questões fundamentais para a revisão do modernismo no Brasil. A autora procurou reconstruir as referências intelectuais de Gomes Machado, ao falar sobre arte e arquitetura no Brasil, identifi