Título: O GÊNERO DA MÚSICA - Autor: CARVALHO, DALILA VASCONCELLOS DE - Editora: ALAMEDA CASA EDITORIAL - Tipo: novo - Ano: 2012 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 300g - ISBN: 9788579391477 - Idioma: Português - Descrição: Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do publico mais amplo, e o universo da musica erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas como as mulheres aí se inserem. Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criarailusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (emasculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social. Combinando inspirações retiradas da antropologia, da so

o gênero da música - carvalho, dalila vasconcellos de

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Título: O GÊNERO DA MÚSICA - Autor: CARVALHO, DALILA VASCONCELLOS DE - Editora: ALAMEDA CASA EDITORIAL - Tipo: novo - Ano: 2012 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 300g - ISBN: 9788579391477 - Idioma: Português - Descrição: Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do publico mais amplo, e o universo da musica erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas como as mulheres aí se inserem. Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criarailusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (emasculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social. Combinando inspirações retiradas da antropologia, da so