Título: FERNANDO PESSOA & HETERONÍMIA - A TRANSA (HOMO)ERÓTICA - Autor: Felipe Garcia - Editora: APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA - Tipo: novo - Ano: 2018 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 200g - ISBN: 9788547319267 - Idioma: Português - Descrição: Escrever este livro, Fernando Pessoa & heteronímia: a transa (homo)erótica, me permitiu descobrir como o mais estudado poeta português levou a fundo o seu projeto heteronímico, o seu desdobramento contínuo entre vida e obra, a tal ponto que, para ser convincente em sua ambiciosa empreitada, não deixara escapar - ao tecer-se noutras almas - nada a respeito de seus outros eus. A obra de Fernando Pessoa revela a capacidade inimitável do poeta de se despersonalizar em muitos seres e, consequentemente, de reinventar-se do ponto de vista do estilo, dos temas e, sobretudo, do sujeito. Sem dúvida, a sexualidade não poderia ficar de fora desse projeto íntimo/literário pessoano, portanto, cada outro-eu, cada heterônimo, tão "diferentes" de Pessoa, deveria possuir um sexo, um gênero. E se os poetas falam de amor, de relações físicas e corporais em seus textos, a temática (homo)erótica em Fernando perpassou seus poemas e sua vida, e, como ele era mestre na arte do fingir, o homoerotismo se tornou mais um mistério potencializado dentro de seu universo criativo, mais um elo até então desconhecido na sua composição heteronímica. Por que ignorar o ser (homo)erótico pessoano ou até mesmo colocá-lo em uma posição menos importante em relação à concepção estética de sua obra? Qual foi o tipo de crítica (ou crítico) que relegou para último plano o sexo em Pessoa, o homoerotismo em Pessoa? Sem dúvida, como verás neste livro, em compilações de poemas, cartas, correspondências entre heterônimos e suas publicações, comentários, análises, que o tema, para Fernando, sempre foi de gigantesca importância e até inquietação profunda, constante, e o perseguiu durante toda sua vida/obra, e não apenas em uma fase inicial de sua juventude. Sendo Pessoa um crítico ferrenho dos bons costumes, da boa literatura, dos temas universais, não seria o homoerotismo a mais coerente das opções do poeta para construção de seus heterônimos? E, como apresentei neste livro, não seria, para ele mesmo, Fernando, de maneira engenhosamente elaborada, um tema a ser explorado de todas as maneiras, uma vez que foi silenciado por séculos? E para que este livro fosse possível, para que, enfim, o homoerotismo fosse descortinado em Pessoa e colocado na posição merecida em sua obra, como um tema que o atravessa de extremo a extremo e tem grande relevância na composição heteronímica do poeta, precisei aguçar o meu olhar baseando-me em muitos críticos de Fernando, e filósofos, como Deleuze e Foucault; sociólogos, como B

fernando pessoa & heteronímia - a transa (homo)erótica - felipe garcia

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Título: FERNANDO PESSOA & HETERONÍMIA - A TRANSA (HOMO)ERÓTICA - Autor: Felipe Garcia - Editora: APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA - Tipo: novo - Ano: 2018 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 200g - ISBN: 9788547319267 - Idioma: Português - Descrição: Escrever este livro, Fernando Pessoa & heteronímia: a transa (homo)erótica, me permitiu descobrir como o mais estudado poeta português levou a fundo o seu projeto heteronímico, o seu desdobramento contínuo entre vida e obra, a tal ponto que, para ser convincente em sua ambiciosa empreitada, não deixara escapar - ao tecer-se noutras almas - nada a respeito de seus outros eus. A obra de Fernando Pessoa revela a capacidade inimitável do poeta de se despersonalizar em muitos seres e, consequentemente, de reinventar-se do ponto de vista do estilo, dos temas e, sobretudo, do sujeito. Sem dúvida, a sexualidade não poderia ficar de fora desse projeto íntimo/literário pessoano, portanto, cada outro-eu, cada heterônimo, tão "diferentes" de Pessoa, deveria possuir um sexo, um gênero. E se os poetas falam de amor, de relações físicas e corporais em seus textos, a temática (homo)erótica em Fernando perpassou seus poemas e sua vida, e, como ele era mestre na arte do fingir, o homoerotismo se tornou mais um mistério potencializado dentro de seu universo criativo, mais um elo até então desconhecido na sua composição heteronímica. Por que ignorar o ser (homo)erótico pessoano ou até mesmo colocá-lo em uma posição menos importante em relação à concepção estética de sua obra? Qual foi o tipo de crítica (ou crítico) que relegou para último plano o sexo em Pessoa, o homoerotismo em Pessoa? Sem dúvida, como verás neste livro, em compilações de poemas, cartas, correspondências entre heterônimos e suas publicações, comentários, análises, que o tema, para Fernando, sempre foi de gigantesca importância e até inquietação profunda, constante, e o perseguiu durante toda sua vida/obra, e não apenas em uma fase inicial de sua juventude. Sendo Pessoa um crítico ferrenho dos bons costumes, da boa literatura, dos temas universais, não seria o homoerotismo a mais coerente das opções do poeta para construção de seus heterônimos? E, como apresentei neste livro, não seria, para ele mesmo, Fernando, de maneira engenhosamente elaborada, um tema a ser explorado de todas as maneiras, uma vez que foi silenciado por séculos? E para que este livro fosse possível, para que, enfim, o homoerotismo fosse descortinado em Pessoa e colocado na posição merecida em sua obra, como um tema que o atravessa de extremo a extremo e tem grande relevância na composição heteronímica do poeta, precisei aguçar o meu olhar baseando-me em muitos críticos de Fernando, e filósofos, como Deleuze e Foucault; sociólogos, como B