Título: O MAL DE D. QUIXOTE - ROMANTISMO E FILOSOFIA DA HISTÓRIA NA OBRA DE RAUL POMPÉIA - Autor: Marciano Lopes E Silva - Editora: Editora Unesp - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 360g - ISBN: 9788571398726 - Idioma: Português - Descrição: Com O mal de D. Quixote, o autor pretende contribuir para o preenchimento das lacunas e para a recuperação dos textos negligenciados e/ou esquecidos de Raul Pompéia, retirando-os do limbo e possibilitando uma justa avaliação de sua importância. Além disso, o autor de O Ateneu manifesta como preocupações principais o sentido da história e a função da literatura. Em sua obra pode-se encontrar todo o drama, extremamente atual, da crise das utopias, do fim da história e do papel social do artista em um mundo marcado pelo desencanto e pela barbárie. Ele lutava, também, pela realização de uma arte autônoma e "pura", contrária às aspirações estéticas dominantes no campo literário brasileiro no século XIX, dominado pelos artistas comprometidos com o ideário estético do Realismo-Naturalismo.

o mal de d. quixote - romantismo e filosofia da história na obra de raul pompéia - marciano lopes e silva

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Título: O MAL DE D. QUIXOTE - ROMANTISMO E FILOSOFIA DA HISTÓRIA NA OBRA DE RAUL POMPÉIA - Autor: Marciano Lopes E Silva - Editora: Editora Unesp - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Literatura Estrangeira - Peso: 360g - ISBN: 9788571398726 - Idioma: Português - Descrição: Com O mal de D. Quixote, o autor pretende contribuir para o preenchimento das lacunas e para a recuperação dos textos negligenciados e/ou esquecidos de Raul Pompéia, retirando-os do limbo e possibilitando uma justa avaliação de sua importância. Além disso, o autor de O Ateneu manifesta como preocupações principais o sentido da história e a função da literatura. Em sua obra pode-se encontrar todo o drama, extremamente atual, da crise das utopias, do fim da história e do papel social do artista em um mundo marcado pelo desencanto e pela barbárie. Ele lutava, também, pela realização de uma arte autônoma e "pura", contrária às aspirações estéticas dominantes no campo literário brasileiro no século XIX, dominado pelos artistas comprometidos com o ideário estético do Realismo-Naturalismo.