Título: PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT - DO HUMANISMO AO CUIDADO DE SI - Autor: Carvalho, Waldênia Leão De - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2014 - Estante: Pedagogia - Peso: 350g - ISBN: 9788515041671 - Idioma: Português - Descrição: Esta obra é uma investigação sobre os sentidos da constituição da subjetividade a partir da ação do pedagógico. O exame das questões que envolvem o conceito de formação e de humano é pensado a partir da indagação: como se chega a ser o que se é? Pelos caminhos da educação e da filosofia, tratamos de observar no humanismo as influências que o afirmaram como um movimento filosófico que toma por fundamento a natureza humana e os limites e interesses do homem, bem como as marcas que, na educação brasileira, permitiram reiterar um humanismo pedagógico na figura do educador Paulo Freire. O tema da formação humana é analisado a partir do enfrentamento de uma educação condutora de uma verdade sobre o ser e o saber, uma ação do pensamento voltada a encontrar possibilidades para pensar com mais potência a educação. Com Michel Foucault conhecemos e refletimos sobre o conhece-te a ti mesmo (gnôthi seautón) e o cuidado de si (epiméleia heautoû), considerando este último como condição de reconfiguração da relação pedagógica que se potencializa no trabalho atento e permanente em torno de si mesmo. Ele afirma uma relação com o saber para experimentar a vida a partir de uma conversão a si mesmo, de uma relação mais ativa com o processo de aprender e de uma relação nova que o professor/mestre torna e se torna visível com/em seus educandos/discípulos a partir da manifestação do cuidado traduzida na palavra grega epimelephanía, na medida em que ela desloca o professor do espaço confortável de sabedor e o educando da condição de receptor passivo do saber.

pensar a educação a partir de michel foucault - do humanismo ao cuidado de si - carvalho, waldênia leão de

R$89,00
pensar a educação a partir de michel foucault - do humanismo ao cuidado de si - carvalho, waldênia leão de R$89,00
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.
Título: PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT - DO HUMANISMO AO CUIDADO DE SI - Autor: Carvalho, Waldênia Leão De - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2014 - Estante: Pedagogia - Peso: 350g - ISBN: 9788515041671 - Idioma: Português - Descrição: Esta obra é uma investigação sobre os sentidos da constituição da subjetividade a partir da ação do pedagógico. O exame das questões que envolvem o conceito de formação e de humano é pensado a partir da indagação: como se chega a ser o que se é? Pelos caminhos da educação e da filosofia, tratamos de observar no humanismo as influências que o afirmaram como um movimento filosófico que toma por fundamento a natureza humana e os limites e interesses do homem, bem como as marcas que, na educação brasileira, permitiram reiterar um humanismo pedagógico na figura do educador Paulo Freire. O tema da formação humana é analisado a partir do enfrentamento de uma educação condutora de uma verdade sobre o ser e o saber, uma ação do pensamento voltada a encontrar possibilidades para pensar com mais potência a educação. Com Michel Foucault conhecemos e refletimos sobre o conhece-te a ti mesmo (gnôthi seautón) e o cuidado de si (epiméleia heautoû), considerando este último como condição de reconfiguração da relação pedagógica que se potencializa no trabalho atento e permanente em torno de si mesmo. Ele afirma uma relação com o saber para experimentar a vida a partir de uma conversão a si mesmo, de uma relação mais ativa com o processo de aprender e de uma relação nova que o professor/mestre torna e se torna visível com/em seus educandos/discípulos a partir da manifestação do cuidado traduzida na palavra grega epimelephanía, na medida em que ela desloca o professor do espaço confortável de sabedor e o educando da condição de receptor passivo do saber.