Título: A INVEJA DOS ANJOS - AS ESCOLAS CATEDRAIS E OS IDEAIS SOCIAIS NA EUROPA MEDIEVAL (950-1200) - Autor: JAEGER, C. STEPHEN - Editora: KÍRION - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: História Geral - Peso: 907g - ISBN: 9788594090256 - Idioma: Português - Descrição: Antes do surgimento das universidades, a máxima das escolas catedrais do século XI era formar os alunos nas "letras e costumes", ou seja, aperfeiçoar neles não só o conhecimento teórico, mas sobretudo a postura, os modos e a eloqüência. Muitos foramos jovens que ingressaram nessas escolas para de lá ressurgirem como grandes bispos, conselheiros reais, santos e beatos. Com freqüência referiam-se a esses centros de ensino como "uma segunda Atenas", "uma segunda Roma"; os mestres eram chamados de"nosso Platão", "nosso Sócrates", "um segundo Cícero". Seu princípio fundamental era que a verdade se expressa na personalidade humana, em sua conduta, em seu porte, e sua pedagogia se baseava na irradiação, a partir da presença física do mestre, deuma virtude transformadora. Tão maravilhosa é essa força que os próprios anjos poderiam invejar dos homens esse magnífico dom. Neste livro, Jaeger explora esse intrigante capítulo da história da educação e inaugura uma nova visão sobre a vida intelectual e social dos séculos XI e XII na Europa.

a inveja dos anjos - as escolas catedrais e os ideais sociais na europa medieval (950-1200) - jaeger, c. stephen

R$183,06
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Título: A INVEJA DOS ANJOS - AS ESCOLAS CATEDRAIS E OS IDEAIS SOCIAIS NA EUROPA MEDIEVAL (950-1200) - Autor: JAEGER, C. STEPHEN - Editora: KÍRION - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: História Geral - Peso: 907g - ISBN: 9788594090256 - Idioma: Português - Descrição: Antes do surgimento das universidades, a máxima das escolas catedrais do século XI era formar os alunos nas "letras e costumes", ou seja, aperfeiçoar neles não só o conhecimento teórico, mas sobretudo a postura, os modos e a eloqüência. Muitos foramos jovens que ingressaram nessas escolas para de lá ressurgirem como grandes bispos, conselheiros reais, santos e beatos. Com freqüência referiam-se a esses centros de ensino como "uma segunda Atenas", "uma segunda Roma"; os mestres eram chamados de"nosso Platão", "nosso Sócrates", "um segundo Cícero". Seu princípio fundamental era que a verdade se expressa na personalidade humana, em sua conduta, em seu porte, e sua pedagogia se baseava na irradiação, a partir da presença física do mestre, deuma virtude transformadora. Tão maravilhosa é essa força que os próprios anjos poderiam invejar dos homens esse magnífico dom. Neste livro, Jaeger explora esse intrigante capítulo da história da educação e inaugura uma nova visão sobre a vida intelectual e social dos séculos XI e XII na Europa.