Título: POLITICA A MEIA LUZ, A - ÉTICA RETORICA E AÇÃO NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL - Autor: NUNES, EDISON - Editora: EDUC - EDITORA DA PUC-SP - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Filosofia - Peso: 203g - ISBN: 9788528303827 - Idioma: Português - Descrição: Se, nos textos de Maquiavel, a política aparece à meia luz, é porque a fez descer à caverna, que, na conhecida imagem de Platão, representa o mundo, os claros e distintos conceitos que permaneceram até então impolutos por cuidadoso apartamento do território do demagogo e do sofista, justamente onde os homens vivem suas relações de poder. Platão e Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás compartilham o ânimo de proteger o pensamento político do "mundo da vida".A originalidade de sua obra revela-se pela exigência de síntese sempre imperfeita. Com mais nitidez no Príncipe que nos Discursos, os livros de Maquiavel apresentam a notável singularidade de constituírem as únicas análises de situação concreta levadas à dignidade de tratados de filosofia política. Ao contrário dos pósteros, seus textos não buscam refundar o pensamento a partir de ideias claras e distintas e desdobradas pela dedução. Submete, antes de tudo, um conjunto de saberes que estatuem postulados universais ou mais frequentes, ou mais aceitos, simplesmente, aos juízos e ditames da razão prática, a saber, aqueles orientados pelo "bem comum" e para a ação política.

politica a meia luz, a - ética retorica e ação no pensamento de maquiavel - nunes, edison

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Título: POLITICA A MEIA LUZ, A - ÉTICA RETORICA E AÇÃO NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL - Autor: NUNES, EDISON - Editora: EDUC - EDITORA DA PUC-SP - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Filosofia - Peso: 203g - ISBN: 9788528303827 - Idioma: Português - Descrição: Se, nos textos de Maquiavel, a política aparece à meia luz, é porque a fez descer à caverna, que, na conhecida imagem de Platão, representa o mundo, os claros e distintos conceitos que permaneceram até então impolutos por cuidadoso apartamento do território do demagogo e do sofista, justamente onde os homens vivem suas relações de poder. Platão e Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás compartilham o ânimo de proteger o pensamento político do "mundo da vida".A originalidade de sua obra revela-se pela exigência de síntese sempre imperfeita. Com mais nitidez no Príncipe que nos Discursos, os livros de Maquiavel apresentam a notável singularidade de constituírem as únicas análises de situação concreta levadas à dignidade de tratados de filosofia política. Ao contrário dos pósteros, seus textos não buscam refundar o pensamento a partir de ideias claras e distintas e desdobradas pela dedução. Submete, antes de tudo, um conjunto de saberes que estatuem postulados universais ou mais frequentes, ou mais aceitos, simplesmente, aos juízos e ditames da razão prática, a saber, aqueles orientados pelo "bem comum" e para a ação política.