Título: A ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: UM TEMA URGENTE NO BRASIL - Autor: ABREU, KÁTIA - Editora: PARABOLA - Tipo: novo - Ano: 2021 - Estante: Didáticos - Peso: 200g - ISBN: 9786588519868 - Idioma: Português - Descrição: Como se enquadra o aluno idoso na EJA? Se a partir dos 45 anos, o "trabalho por conta própria" acaba sendo a opção para o trabalhador no Brasil, caberia a recomendação de uma articulação preferencial com a educação profissional em relação à terceiraidade? O aluno idoso quer estar na escola, mas a escola parece não fazer muita questão de sua presença. Onde estão as classes (de alfabetização ou outras) "especiais para idosos" com "conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demaisavanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna"? A escola não está preparada para recebê-lo, os professores também não receberam formação na faculdade para lidar com essa população e, à medida que a EJA se torna um lugar para mais jovens, aviolência contra esse indivíduo cresce também no espaço educacional. Por que a urgência de dar a público esse tema? Para tentar retirar as "amarras invisíveis" que dificultam o cotidiano dos idosos que reconhecem sua necessidade de acesso ao ensino fundamental e resistem à perda de autonomia.

a alfabetização de idosos: um tema urgente no brasil - abreu, kátia

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Título: A ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: UM TEMA URGENTE NO BRASIL - Autor: ABREU, KÁTIA - Editora: PARABOLA - Tipo: novo - Ano: 2021 - Estante: Didáticos - Peso: 200g - ISBN: 9786588519868 - Idioma: Português - Descrição: Como se enquadra o aluno idoso na EJA? Se a partir dos 45 anos, o "trabalho por conta própria" acaba sendo a opção para o trabalhador no Brasil, caberia a recomendação de uma articulação preferencial com a educação profissional em relação à terceiraidade? O aluno idoso quer estar na escola, mas a escola parece não fazer muita questão de sua presença. Onde estão as classes (de alfabetização ou outras) "especiais para idosos" com "conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demaisavanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna"? A escola não está preparada para recebê-lo, os professores também não receberam formação na faculdade para lidar com essa população e, à medida que a EJA se torna um lugar para mais jovens, aviolência contra esse indivíduo cresce também no espaço educacional. Por que a urgência de dar a público esse tema? Para tentar retirar as "amarras invisíveis" que dificultam o cotidiano dos idosos que reconhecem sua necessidade de acesso ao ensino fundamental e resistem à perda de autonomia.