Título: DESEJOS DE REFORMA - LEGISLACAO EDUCACIONAL NO... - Autor: VIEIRA- SOFIA LERCHE - Editora: EDITORA LIBER LIVRO LTDA - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Ciência Política - Peso: 400g - ISBN: 9788598843766 - Idioma: Português - Descrição: Este é um livro sobre a legislação educacional no Brasil Império e República, com foco nos dispositivos das Constituições Brasileiras e de Leis de Reforma concebidas entre 1827 e 2006. Visa oferecer aos interessados no campo um guia de estudos e uma fonte de referências sobre documentos importantes para o conhecimento da história da política educacional no país. As informações nele apresentadas tiveram apoio em dados coletados através da pesquisa Desejos de reforma: inventário da legislação educacional - Brasil e Ceará (CNPq/FUNCAP), desenvolvida no período 2005-2008.O estudo foi concebido numa perspectiva de síntese, tendo como fio condutor a cronologia das reformas anunciadas. Discute-se a educação sob a ótica das expectativas de mudança veiculadas nos documentos. Verifica-se que estes expressam idéias e valores próprios dos diferentes momentos históricos, configurando-se como um registro importante para sua compreensão. Um dos destaques da análise é a instigante constatação de que as propostas de reforma traduzidas na legislação tendem a encontrar terreno mais fértil em contextos de maior fechamento político do que em circunstâncias democráticas.

desejos de reforma - legislacao educacional no... - vieira- sofia lerche

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Título: DESEJOS DE REFORMA - LEGISLACAO EDUCACIONAL NO... - Autor: VIEIRA- SOFIA LERCHE - Editora: EDITORA LIBER LIVRO LTDA - Tipo: novo - Ano: 2008 - Estante: Ciência Política - Peso: 400g - ISBN: 9788598843766 - Idioma: Português - Descrição: Este é um livro sobre a legislação educacional no Brasil Império e República, com foco nos dispositivos das Constituições Brasileiras e de Leis de Reforma concebidas entre 1827 e 2006. Visa oferecer aos interessados no campo um guia de estudos e uma fonte de referências sobre documentos importantes para o conhecimento da história da política educacional no país. As informações nele apresentadas tiveram apoio em dados coletados através da pesquisa Desejos de reforma: inventário da legislação educacional - Brasil e Ceará (CNPq/FUNCAP), desenvolvida no período 2005-2008.O estudo foi concebido numa perspectiva de síntese, tendo como fio condutor a cronologia das reformas anunciadas. Discute-se a educação sob a ótica das expectativas de mudança veiculadas nos documentos. Verifica-se que estes expressam idéias e valores próprios dos diferentes momentos históricos, configurando-se como um registro importante para sua compreensão. Um dos destaques da análise é a instigante constatação de que as propostas de reforma traduzidas na legislação tendem a encontrar terreno mais fértil em contextos de maior fechamento político do que em circunstâncias democráticas.