Título: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A IDEOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE DESIGUALDADES - Autor: Paula Nascimento da Silva Moura, Paula Nascimento da Silva Mour - Editora: APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA - Tipo: novo - Ano: 2020 - Estante: Ciência Política - Peso: 200g - ISBN: 9786555230314 - Idioma: Português - Descrição: Diante da preocupação generalizada em relação à qualidade da educação pública básica e às dificuldades de acesso ao ensino superior público em São Paulo, este livro propõe-se a analisar as condições educacionais que inibem os estudantes das escolas públicas a terem as universidades públicas como possibilidade ou meta ao prestar o vestibular. Defende-se que a ausência de perspectiva em relação ao ensino superior, por parte dos estudantes, é mais do que a simples falta de informação do aluno frente ao vestibular. Trata-se, antes, de um dos efeitos das ideologias envolvidas na constituição e desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. Esta obra permite apreender efeitos das políticas públicas para o acesso ao ensino superior, tanto aquelas adotadas pelos órgãos governamentais como aquelas geradas pelas próprias universidades públicas. Como meio de aprofundar os significados abertos pela palavra dos sujeitos-alvos dessas políticas e vítimas dessa exclusão, apresenta também entrevistas com jovens estudantes do 3.º ano do ensino médio de uma escola pública paulista a respeito das suas ambições escolares e das suas expectativas de ingresso no ensino superior.

acesso ao ensino superior: a ideologia e a construção de desigualdades - paula nascimento da silva moura, paula nascimen

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Título: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A IDEOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE DESIGUALDADES - Autor: Paula Nascimento da Silva Moura, Paula Nascimento da Silva Mour - Editora: APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA - Tipo: novo - Ano: 2020 - Estante: Ciência Política - Peso: 200g - ISBN: 9786555230314 - Idioma: Português - Descrição: Diante da preocupação generalizada em relação à qualidade da educação pública básica e às dificuldades de acesso ao ensino superior público em São Paulo, este livro propõe-se a analisar as condições educacionais que inibem os estudantes das escolas públicas a terem as universidades públicas como possibilidade ou meta ao prestar o vestibular. Defende-se que a ausência de perspectiva em relação ao ensino superior, por parte dos estudantes, é mais do que a simples falta de informação do aluno frente ao vestibular. Trata-se, antes, de um dos efeitos das ideologias envolvidas na constituição e desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. Esta obra permite apreender efeitos das políticas públicas para o acesso ao ensino superior, tanto aquelas adotadas pelos órgãos governamentais como aquelas geradas pelas próprias universidades públicas. Como meio de aprofundar os significados abertos pela palavra dos sujeitos-alvos dessas políticas e vítimas dessa exclusão, apresenta também entrevistas com jovens estudantes do 3.º ano do ensino médio de uma escola pública paulista a respeito das suas ambições escolares e das suas expectativas de ingresso no ensino superior.