Título: CINEMA DE BORDAS - Autor: LYRA, BERNADETTE - Editora: EDITORA A LAPIS - Tipo: novo - Ano: 2006 - Estante: Artes - Peso: 500g - ISBN: 9788590662303 - Idioma: Português - Descrição: Neste livro, o conceito de cinema de bordas não existe em função de uma simples oposição, como ocorre com a de cinema marginal, ao qual, muitas vezes cabe o epíteto de experimental, no sentido que este termo adquiriu ao contrapor um cinema voltado para uma expressão individual quase que puramente poética, a um cinema fortemetne voltado para o mercado. Também não se trata do que comumente se qualifica como cinema inocente, pois o cinema de bordas apresenta peculiaridades em que se observa uma deliberada adesão à experiência que ocorre no regime trivial do lazer, muitas vezes de maneira explícita. A tentativa principal deste livro sobre o cinema de bordas no Brasil é a superação das dicotomias valoratiras que privilegiam os jogos do espíritoem detrimento aos jogos do corpo. Dessa forma, os trabalhos reunidos aqui se juntam aos esforços de tantos outros pesquisadores que, por outras vias, vêm investigando coordenadas mais equilibradas, não só na história do cinema brasileiro em seu sentido diacrônico, mas também na história das formas cinematográficas no país. Alfredo Suppia investiga a possibilidade de existência de um cinema de ficção científica no Brasil. Bernadette Lyra reflete sobre a fusão de horror, humor e sexo, em especialnogênero chamado terrir. Fernando Mascarello constata que o cinema gaúcho sedimentou, finalmente, um espaço de expressão urbano. Gelson Santana analisa a bricolagem de procedimentos narrativos e de sentido que ocorre no cinema brasileiro contemporâneo. Josette Monzani mostra os tipos de simbiose existentes entre o olhar de Rubens F. Lucchetti e o de Ivan Cardoso. Laura Cánepa aponta o filme que representaria a possível gênese do cinema de horror no Brasil. Lúcio De F. dos Reis Piedade apresenta uma obra prima do cinema de violência explícita brasileiro que combina sexo e sangue com canibalismo. Rogério Ferraraz demonstra as estratégias de articulação entre a comédia e a ficção científica em dois filmes brasileiros.

cinema de bordas - lyra, bernadette

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Título: CINEMA DE BORDAS - Autor: LYRA, BERNADETTE - Editora: EDITORA A LAPIS - Tipo: novo - Ano: 2006 - Estante: Artes - Peso: 500g - ISBN: 9788590662303 - Idioma: Português - Descrição: Neste livro, o conceito de cinema de bordas não existe em função de uma simples oposição, como ocorre com a de cinema marginal, ao qual, muitas vezes cabe o epíteto de experimental, no sentido que este termo adquiriu ao contrapor um cinema voltado para uma expressão individual quase que puramente poética, a um cinema fortemetne voltado para o mercado. Também não se trata do que comumente se qualifica como cinema inocente, pois o cinema de bordas apresenta peculiaridades em que se observa uma deliberada adesão à experiência que ocorre no regime trivial do lazer, muitas vezes de maneira explícita. A tentativa principal deste livro sobre o cinema de bordas no Brasil é a superação das dicotomias valoratiras que privilegiam os jogos do espíritoem detrimento aos jogos do corpo. Dessa forma, os trabalhos reunidos aqui se juntam aos esforços de tantos outros pesquisadores que, por outras vias, vêm investigando coordenadas mais equilibradas, não só na história do cinema brasileiro em seu sentido diacrônico, mas também na história das formas cinematográficas no país. Alfredo Suppia investiga a possibilidade de existência de um cinema de ficção científica no Brasil. Bernadette Lyra reflete sobre a fusão de horror, humor e sexo, em especialnogênero chamado terrir. Fernando Mascarello constata que o cinema gaúcho sedimentou, finalmente, um espaço de expressão urbano. Gelson Santana analisa a bricolagem de procedimentos narrativos e de sentido que ocorre no cinema brasileiro contemporâneo. Josette Monzani mostra os tipos de simbiose existentes entre o olhar de Rubens F. Lucchetti e o de Ivan Cardoso. Laura Cánepa aponta o filme que representaria a possível gênese do cinema de horror no Brasil. Lúcio De F. dos Reis Piedade apresenta uma obra prima do cinema de violência explícita brasileiro que combina sexo e sangue com canibalismo. Rogério Ferraraz demonstra as estratégias de articulação entre a comédia e a ficção científica em dois filmes brasileiros.