Título: O REALISMO IMPOSSÍVEL - Autor: ANDRÉ BAZIN - Editora: AUTÊNTICA - Tipo: novo - Ano: 2016 - Estante: Artes - Peso: 303g - ISBN: 9788582178546 - Idioma: Português - Descrição: André Bazin nos mostra como ver, ouvir, sentir, compreender filmes e escrever sobre eles. Lições de coisas e de estilo. Ensina que filmes não "falam" disto ou daquilo, nem "abordam" este ou aquele tema. Filmes se "fazem com": sobreimpressões, panorâmicas, reflexos em vitrinas, o barulho de uma descarga sanitária, posições de corpos no espaço, músicas, profundidades de campo, as peculiaridades dos sotaques das pessoas, reenquadramentos para a esquerda e para a direita, luzes e sombras. Os recursos da cozinha e do gosto cinematográficos.No cinema, a realidade é aquilo em que acreditamos, e não o que "de fato é, ou foi", crença criada por regras do jogo (do discurso) articuladas como sistema internamente referido e supostamente coerente, propostas implicitamente pelo filme e inferidas pelo espectador. Devemos sempre falar de efeitos de realidade, em vez de reprodução do real.Para Bazin, Jean Renoir descobriu, reinventou, estendeu e exemplificou as muitas possibilidades do realismo no cinema, para que este fosse fiel à sua vocação. O filho de Auguste Renoir se afirmou como homem do futuro, que nenhum progresso técnico incomodou, e foi um dos mestres do realismo cinematográfico.Ronaldo Noronha

o realismo impossível - andré bazin

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Título: O REALISMO IMPOSSÍVEL - Autor: ANDRÉ BAZIN - Editora: AUTÊNTICA - Tipo: novo - Ano: 2016 - Estante: Artes - Peso: 303g - ISBN: 9788582178546 - Idioma: Português - Descrição: André Bazin nos mostra como ver, ouvir, sentir, compreender filmes e escrever sobre eles. Lições de coisas e de estilo. Ensina que filmes não "falam" disto ou daquilo, nem "abordam" este ou aquele tema. Filmes se "fazem com": sobreimpressões, panorâmicas, reflexos em vitrinas, o barulho de uma descarga sanitária, posições de corpos no espaço, músicas, profundidades de campo, as peculiaridades dos sotaques das pessoas, reenquadramentos para a esquerda e para a direita, luzes e sombras. Os recursos da cozinha e do gosto cinematográficos.No cinema, a realidade é aquilo em que acreditamos, e não o que "de fato é, ou foi", crença criada por regras do jogo (do discurso) articuladas como sistema internamente referido e supostamente coerente, propostas implicitamente pelo filme e inferidas pelo espectador. Devemos sempre falar de efeitos de realidade, em vez de reprodução do real.Para Bazin, Jean Renoir descobriu, reinventou, estendeu e exemplificou as muitas possibilidades do realismo no cinema, para que este fosse fiel à sua vocação. O filho de Auguste Renoir se afirmou como homem do futuro, que nenhum progresso técnico incomodou, e foi um dos mestres do realismo cinematográfico.Ronaldo Noronha