Título: STANISLÁVSKI E O TEATRO DE ARTE DE MOSCOU - VOL. 192 - Autor: J. Guinsburg - Editora: PERSPECTIVA - Tipo: novo - Ano: 2010 - Estante: Artes - Peso: 162g - ISBN: 9788527302418 - Idioma: Português - Descrição: Este livro, conforme palavras do próprio autor, baseia-se numa 'abordagem integrativa histórico-estética', e esta abordagem foi acompanhada de uma reflexão muito séria e pessoal, baseada frequentemente em elementos tirados da prática teatral e não apenas do embasamento bibliográfico. A descrição que ele nos apresenta da evolução do teatro de Stanislávski, até seu encontro com a dramaturgia tchekhoviana, encontro esse que não foi uma assimilação pacífica e cordata, mas, pelo contrário, um entrechoque frutífero de concepções e vivências artísticas, traz a marca do historiador de teatro, preocupado com o que resultou de todo este acervo de experiências, com a sua ressonância no mundo e no Brasil em particular, mas sobretudo a marca de um ensaísta que consegue transmitir o fluir da história, com algo de ficcional e que, por isto mesmo, alcança maior força de convicção: há nestas páginas, inequivocamente, qualquer coisa de romance ou de novela, a par da acurada pesquisa documental e da preocupação constante com o mundo das ideias.

stanislávski e o teatro de arte de moscou - vol. 192 - j. guinsburg

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Título: STANISLÁVSKI E O TEATRO DE ARTE DE MOSCOU - VOL. 192 - Autor: J. Guinsburg - Editora: PERSPECTIVA - Tipo: novo - Ano: 2010 - Estante: Artes - Peso: 162g - ISBN: 9788527302418 - Idioma: Português - Descrição: Este livro, conforme palavras do próprio autor, baseia-se numa 'abordagem integrativa histórico-estética', e esta abordagem foi acompanhada de uma reflexão muito séria e pessoal, baseada frequentemente em elementos tirados da prática teatral e não apenas do embasamento bibliográfico. A descrição que ele nos apresenta da evolução do teatro de Stanislávski, até seu encontro com a dramaturgia tchekhoviana, encontro esse que não foi uma assimilação pacífica e cordata, mas, pelo contrário, um entrechoque frutífero de concepções e vivências artísticas, traz a marca do historiador de teatro, preocupado com o que resultou de todo este acervo de experiências, com a sua ressonância no mundo e no Brasil em particular, mas sobretudo a marca de um ensaísta que consegue transmitir o fluir da história, com algo de ficcional e que, por isto mesmo, alcança maior força de convicção: há nestas páginas, inequivocamente, qualquer coisa de romance ou de novela, a par da acurada pesquisa documental e da preocupação constante com o mundo das ideias.