Título: FENOMENOLOGIA DO SER E DO TER NA VISÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA DE GABRIEL MARCEL - Autor: SILVA, EZIR GEORGE - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: Pedagogia - Peso: 520g - ISBN: 9788515046331 - Idioma: Português - Descrição: A pesquisa em torno do pensamento de Gabriel Marcel inscreve-se nos discursos e debates sobre filosofia, educação, tecnologia e formação humana. Em geral, ela pretende examinar a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida pessoal e interpessoal do sujeito existente, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança. Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnico-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época.Neste livro, o autor chama a atenção à dimensão dialógica capaz de pensar a diferença, para além de dados puramente comparativos, estatísticos, restituindo, assim, a dignidade humana. Esta obra é tanto um tributo à obra de Marcel, aberta ainda, por seu valor heurístico, quanto um manifesto em prol de uma práxis pedagógica libertadora.

FENOMENOLOGIA DO SER E DO TER NA VISÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA DE GABRIEL MARCEL - SILVA, EZIR GEORGE

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Título: FENOMENOLOGIA DO SER E DO TER NA VISÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA DE GABRIEL MARCEL - Autor: SILVA, EZIR GEORGE - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: Pedagogia - Peso: 520g - ISBN: 9788515046331 - Idioma: Português - Descrição: A pesquisa em torno do pensamento de Gabriel Marcel inscreve-se nos discursos e debates sobre filosofia, educação, tecnologia e formação humana. Em geral, ela pretende examinar a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida pessoal e interpessoal do sujeito existente, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança. Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnico-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época.Neste livro, o autor chama a atenção à dimensão dialógica capaz de pensar a diferença, para além de dados puramente comparativos, estatísticos, restituindo, assim, a dignidade humana. Esta obra é tanto um tributo à obra de Marcel, aberta ainda, por seu valor heurístico, quanto um manifesto em prol de uma práxis pedagógica libertadora.