Título: A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9 - Autor: Praxedes, Walter Lúcio De Alencar, PRAXEDES, WALTER - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2015 - Estante: Pedagogia - Peso: 133g - ISBN: 9788515043248 - Idioma: Português - Descrição: Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades "de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais". Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos - ou que insistimos em não enxergar - presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.

A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9 - Praxedes, Walter Lúcio De Alencar, PRAXEDES, WALTER

R$27,06
A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9 - Praxedes, Walter Lúcio De Alencar, PRAXEDES, WALTER R$27,06
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.
Título: A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9 - Autor: Praxedes, Walter Lúcio De Alencar, PRAXEDES, WALTER - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2015 - Estante: Pedagogia - Peso: 133g - ISBN: 9788515043248 - Idioma: Português - Descrição: Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades "de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais". Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos - ou que insistimos em não enxergar - presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.